As noivas no pós-pandemia agora têm mais modalidades de casamentos com os quais sonhar. Além do nosso já conhecido destination wedding, termos como elopement, micro-wedding ou pop-up wedding estão cada vez mais presentes nas mídias sociais.
Mas o que seria cada um deles? Hoje estou aqui para explicar esses três tipos de casamentos que estão em voga no momento e tenho certeza que com uma breve explicação tudo ficará mais fácil.
Elopement
Originalmente elopement significava “fugir para casar“ mas felizmente hoje quando falamos em elopement estamos falando em um lindo casamento apenas para os noivos.
Quando comecei a Wedding Luxe em 2009, na Suíça, eu já organizava elopements em Paris e apesar do conceito já existir eu quis dar um ar mais sofisticado aos casamentos a dois na capital francesa. E assim nasceu o “queridinho“ elopement em Paris da Wedding Luxe com direito a todos os mimos que uma noiva precisa. Desde um making-of em uma suíte de hotel de luxo na cidade luz, até cuidados como agendamento de um jantar romântico ou um bolo de casamento feito exclusivamente para a ocasião.
Costumo dizer que o elopement é uma forma muito interessante de realizar uma cerimônia de casamento pois oferece tudo o que um casamento com convidados oferece. Mas com muito mais calma para poder curtir cada minuto sem o stress habitual do grande dia.
Micro-wedding
O micro-wedding nada mais é do que um elopement com alguns convidados (entre 10 a 15 pessoas). Eu venho realizando esse tipo de destination wedding desde o início da Wedding Luxe em locais como um terraço em Sintra, uma capela privada na Toscana ou uma suíte presidencial em Londres ou no Rio de Janeiro. A diferença é que no caso do micro-wedding existe uma pequena recepção (em geral gastronomicamente estrelada em algum hotel de luxo) em um ambiente sofisticado. A comemoração geralmente termina depois do corte do bolo quando todos voltam felizes para os seus hotéis.
Tanto o elopement quanto o micro-wedding são em geral mais interessantes quando realizados no contexto de um destination wedding, ou seja, em uma viagem com o seu grande amor ou com a família ou amigos mais próximos.
Pop-up wedding
Esse é um termo bastante novo para quem está pensando em realizar seu casamento em 2022. Eu particularmente levei um tempo para entender o conceito pois para mim pop-up vem do termo “pop-up store“ que é quando uma marca cria uma loja temporária para vender seus produtos com divulgação nas mídias sociais. Um pouco diferente do termo usado em marketing, o pop-up wedding seria um casamento com data pré-marcada. Desta forma vamos imaginar que uma empresa de eventos ofereça 10 pop-up weddings no ano e os noivos poderiam se “encaixar“ em uma delas levando convidados ou não. Como os pop-up weddings são pacotes fechados os noivos poderiam realizar o casamento em um período curto de tempo, mas neste modelo, infelizmente, não haveria muito espaço para a personalização.
A Wedding Luxe não realiza pop-up weddings
Apesar de achar a idéia interessante não acho que me encaixo no formato do pop-up wedding. Por outro lado, desde 2009 estou bastante habituada a trabalhar com elopements e micro-weddings altamente sofisticados em diferentes locais do mundo. Além também de realizar destination weddings com um numero maior de convidados e em geral com festa.
Espero assim queridos noivos que tenham se familiarizado com esses termos e que possam escolher um tipo de casamento com o qual mais se identificam. Afinal o importante é realizar o seu casamento de forma autêntica, seja um elopement, um micro-wedding ou um destination wedding com a Wedding Luxe ou mesmo um pop-up wedding com uma outra empresa.
Até a próxima!