Eu amo uma taça de champagne ou prosecco para o coquetel. Em todos os destination weddings que organizo essas bebidas estão quase sempre presentes. Mas há quem prefira uma a outra. De qualquer forma tanto o prosecco como a champagne são vinhos brancos espumantes, os quais tomamos em flûtes e são deliciosos.
As noivas sempre ficam na dúvida em qual escolher. Claro que tem muito a ver com o gosto pessoal de cada um. E para te ajudar na escolha da bebida perfeita para o seu casamento ou destination wedding, listei abaixo as características mais marcantes de cada uma delas.
A champagne é originária da região de Champagne-Ardenne, na França
E a capital desta região é Epernay (inclusive lá está localizada a cave da conhecida Moet & Chandon). Eles são produzidos obrigatoriamente à base apenas das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier, e seu processo de fermentação ocorre dentro da garrafa. Em geral a champagne combina muito bem com doces, por isso que na França você vai encontrá-la no coquetel e na hora do corte do bolo em um casamento.
Já o prosecco é um tipo de uva nativa da Itália, da região de Vêneto
Há alguns anos, a Itália, assim como fez a França, editou uma lei alterando o nome da uva do prosecco para “glera”. Assim, pode-se chamar de prosecco apenas as bebidas produzidas com essa uva na região do Veneto. Diferentemente da champagne, o prosecco é elaborado pelo método charmat, onde a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de aço inox e não na própria garrafa. Eu acho o prosecco é um pouco mais seco no paladar que a champagne.
A minha dica para as noivas
A dica que deixo aqui é muito simples. Se o seu destination wedding for na França, nada melhor do que servir champagne para seus convidados – entrando assim no “mood” da cultura local, e caso seja na Itália, o prosecco é a escolha mais acertada! Fora desses dois países de origem escolha a opção que mais lhe agrada, lembrando que há também outras excelentes opções como vinhos espumantes e cavas.
Prosecco com algodão doce. Fica a dica 🙂 Cheers!