Afinal, o que é um save-the-date?
Tendo organizado destination weddings em diferentes locais do mundo há mais de 10 anos percebo que hoje o termo save-the-date já esteja mais conhecido entre as noivas. Realmente quando comecei no mundo dos destination weddings poucos entendiam o termo que nada mais é “salve-a-data”. Como o destination wedding exige que os convidados viagem e em alguns casos tirem uns dias de férias, o save-the-date serve como um anúncio para que possam se programar.
Save-the-date e convite são a mesma coisa?
Não. Cada um tem uma função diferente. O save-the-date serve para averiguar quais os convidados poderão comparecer ao destination wedding. Nele deve conter os 2 ou 3 dias que acontecerão o evento e o local. Já os convites são entregues APENAS aos convidados confirmados e a informação aqui é bem mais precisa. E esta é sempre a minha recomendação já que o destination wedding deve ter um controle de convidados mais rígido por conta da logististica.
E quando enviar o save-the-date?
A minha resposta como organizadora de destination weddings é: o mais rápido possível. Mas os noivos apenas devem enviar o save-the date quando já tiverem definido o local do evento e a data, em outras palavras eu apenas libero meus convidados a enviarem o save-the-date quando o local do casamento estiver contratado.
Essa data varia se o destination wedding for no meu próprio país?
Para casamentos em países diferentes de onde os noivos e a maioria dos convidados moram sugerimos que o save-the-date seja enviado até um ano e meio antes, para que familiares e amigos possam se programar, pedir férias no trabalho, comprar passagens aéreas e conseguirem se planejar para uma viagem após ou antes de seu casamento. Para casamentos no mesmo país, apenas em cidades diferentes, o ideal é que os convidados sejam avisado com um ano de antecedência.
Save-the-date digital pode?
Claro, cada vez mais tenho noivos que optam por um save-the-date virtual. O ideal é que ele já tenha o design da identidade do evento. Por isso que gosto de ter uma boa idéia do que os noivos pensam como tema do evento para que possamos inclui-lo no save-the-date. Afinal o informe tem a função de “aguçar a vontade dos convidados”.
Devo incluir o site dos noivos no save-the-date?
Se o site dos noivos já estiver pronto, sim. Ele não precisa estar totalmente “pronto” mas já deve conter informações básicas. E lembre-se de deixar um espaço no site para aqueles que não poderão comparecer, uma área para recados por exemplo. Assim o convidado que não puder comparecer se sente mais incluído no seu destination wedding.
Gostou das dicas? Lembre-se: cada passo de um destination wedding é crucial para que ele seja um sucesso. Se está pensando em fazer um destination wedding no Brasil ou exterior entre em contato com a Wedding Luxe. Eu terei enorme prazer em lhe atender. E não esqueça de seguir o nosso instagram abaixo 🙂